Novo secretário geral quer manter canal de comunicação constante com Unidades

25/03/2010 - Publicado há 14 anos

Formado em Direito e História, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito, o professor Rubens Beçak (foto), da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, assumiu no início deste ano a função de secretário geral da USP.Sobre os novos desafios na carreira diz que vê a Secretaria Geral como o grande pulmão da Universidade, na medida em que fornece os meios necessários ao bom funcionamento do Conselho Universitário (Co) e as três Comissões Permanentes – Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP); Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA) e Comissão de Legislação e Recursos (CLR); assim como procura atuar como órgão de concatenação entre as diversas Unidades da USP e os seus Órgãos Centrais. "Considerando as palavras do reitor, em seu discurso de posse, propugnando pelo diálogo geral da Universidade, entendo que a Secretaria Geral tem papel fundamental nesta tarefa, assim como pela busca constante da excelência universitária". Com credenciais acadêmicas e profissionais para a função, acredita que sua indicação foi também uma questão de prestígio à categoria. "Recebi o convite com muita alegria por perceber que, para além de uma afinidade idealística com o magnífico reitor, e as suas propostas de gestão, o professor João Grandino Rodas quis prestigiar a categoria dos professores doutores onde me incluo".O novo secretário afirma, ainda, que pretende manter um canal de comunicação constante com todas as Unidades e seus dirigentes, otimizando os canais já existentes. "Penso que isto dá uma qualidade fundamental ao diálogo necessário. Nesse sentido, tenho visitado todas as Unidades da Universidade, na medida em que a agenda na Secretaria Geral e a dos dirigentes visitados permitem", ressalta.O professor foi o primeiro aprovado em concurso na FDRP, em 2007, e o primeiro a ser contratado, no início de 2008.  Filho de acadêmicos e pesquisadores, Beçak cresceu no ambiente universitário e antes de se estabelecer em Ribeirão Preto foi professor em vários cursos de graduação e pós-graduação, entre eles, na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.

(Rosemeire Soares Talamone, do Serviço de Comunicação Social da CCRP)