Deserto do Saara provoca 70% das chuvas da Amazônia

Especialista diz que efeito entre as duas regiões a 5 mil km revela o alto nível de globalização

 29/03/2018 - Publicado há 6 anos

O deserto do Saara, no norte da África, e a Amazônia, na América do Sul, estão muito mais próximos do que os 5 mil quilômetros que separam as duas regiões.

Cerca de 70 por cento da chuva que cai na Amazônia é provocada por um fenômeno de condensação em que partículas de poeira no deserto do Saara cruzam o Oceano Atlântico, formando precipitações.

O professor Tomas Ferreira Domingues, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, disse que isso só reforça a noção do quanto é importante a preservação do meio ambiente em todo o mundo.

Ainda segundo Domingues, o deserto do Saara, além de ser responsável pelas chuvas na Amazônia, ajuda também a manter a riqueza de biodiversidade da região, trazendo muitos nutrientes para a vegetação.

Ouça entrevista no link acima.

Por: Vitória Junqueira

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.