Semana de Recepção aos Calouros marca início das aulas na USP

 19/02/2010 - Publicado há 14 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:17
Por

Na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o calendário das atividades acadêmicas na Universidade de São Paulo (USP) começa com a realização da Semana de Recepção aos Calouros, nos sete campi da Instituição, em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Institucionalizada, na USP, em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros tem como objetivo promover a integração dos ingressantes com os alunos de semestres anteriores e fomentar o desenvolvimento de atividades correspondentes aos valores acadêmicos da Universidade — humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Durante o período de 22 a 26 de fevereiro, as aulas regulares da primeira semana do primeiro semestre letivo serão substituídas por atividades programadas, com esses objetivos, pelas Unidades de Ensino e Pesquisa, em conjunto com os respectivos Centros Acadêmicos.

Estão previstas gincanas, oficinas, apresentações culturais e esportivas, palestras sobre os cursos e visitas às dependências das Unidades e dos campi, além do chamado “trote solidário”, com campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos não-perecíveis, campanhas educativas, visitas a instituições de assistência social e plantio de árvores.

Como acontece tradicionalmente, desde 1999, no segundo semestre deste ano, a USP conferirá o Prêmio “Melhor Semana de Recepção aos Calouros” à Unidade e ao Centro Acadêmico que tiver organizado a melhor programação. A seleção será feita por um grupo de trabalho do Programa Pró-Calouro, ligado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.

Leia também:

Confira a programação das Unidades para a recepção aos calouros

(Foto: João Neves/CCRP)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.