Pró-Reitora de Pesquisa participa de encontro sobre a participação das mulheres na ciência

 11/02/2010 - Publicado há 14 anos
Por

A pró-reitora de Pesquisa pro tempore, Mayana Zatz, participou, nos dia 1 e 2 de fevereiro, do Encontro Brasil – Reino Unidos sobre Mulheres e Ciência. O objetivo do evento foi o de articular entre pesquisadores dos dois países a formação de uma rede de pesquisa voltada para o público feminino e incentivar a consolidação de políticas públicas visando ao aumento da inserção e da participação das mulheres em todos os campos da ciência.

O encontro, realizado em Brasília, foi organizado pelo British Council Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Para Mayana, além do possível preconceito que a mulher pesquisadora possa enfrentar no campo acadêmico para ser reconhecida e chegar a postos mais altos, muitas mulheres fazem a escolha de não assumirem cargos de chefia, para conciliar mais o tempo família e trabalho.

A pró-reitora disse ainda que é fundamental juntar esforços para impulsionar de vez políticas publicas que favoreçam a inserção maior das mulheres na ciência. “Precisamos inserir de vez a sociedade como um todo nesse debate de gênero e educação científico-tecnológica, propondo a criação de políticas públicas que conduzam à participação mais efetiva e igualitária das mulheres na ciência e na tecnologia”, afirmou Zatz.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.