Colunista analisa as consequências do protecionismo de Trump

Gilson Schwartz analisa as medidas protecionistas do líder norte-americano e suas tendências

 12/03/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A coluna Iconomia aborda hoje a medida do presidente norte-americano Donald Trump, que impôs, no início de março, tarifas de importação para o aço e o alumínio. Para Gilson Schwartz, essa medida é fruto de uma tendência protecionista e populista, muito semelhante àquela que ocorreu na década de 30.

Contudo, o professor ressalta que tais medidas protecionistas podem resultar em uma radicalização da dominação americana, ao invés de uma guerra comercial por todo o globo, como ocorrida no passado. Ainda sobre o assunto, ele também aponta que, em resposta a essa medida, o Brasil deve procurar aliados na Organização Mundial do Comércio, a qual se vê cada vez mais fragilizada.

Confira a coluna completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.