Teria a visita do americano Mike Pompeo ferido a independência nacional?

A visita gerou severas críticas internas e fazia parte da agenda de campanha de Donald Trump para angariar votos dos latinos residentes nos EUA

 22/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, Rubens Barbosa discute a visita do secretário de Estado americano, Mike Pompeo, a Roraima, na última sexta-feira, 18. Segundo o colunista, Roraima foi um dos destinos escolhidos para aproximar o governo Trump da América do Sul durante a campanha presidencial e tentar angariar votos dos latinos em regiões dos Estados Unidos onde ainda há impasses eleitorais.

Mike Pompeo foi acompanhado por Ernesto Araújo, atual ministro das Relações Exteriores do Brasil. Durante a visita, os dois fizeram duras críticas ao governo do venezuelano de Nicolás Maduro relacionadas à falta de liberdade, de democracia, e acusaram Maduro de narcotraficante. O secretário de Estado americano, além do Brasil, visitou a Colômbia, a Guiana e o Suriname.

A visita de Mike Pompeo, organizada pelo Itamaraty, rendeu críticas internas. Segundo Barbosa, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a visita feriu a independência nacional. O senador Telmário Mota redigiu carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro, denunciando a visita e informando que, devido à repercussão negativa para o Estado de Roraima, ele pedirá o impeachment do ministro Ernesto Araújo, que reagiu duramente às críticas, dizendo que as afirmativas de Rodrigo Maia contêm informações insuficientes e interpretações equivocadas.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.