Concurso de ensaios sobre economia premia alunos do ensino público

Organizado pela FEA, o Prêmio Econoteen gratificou melhores colocados com dinheiro e bolsa de estudo

09/03/2018 - Publicado há 6 anos
À esquerda, os dois professores que orientaram Emily no Econoteen e, à direita, Manuel Enriquez Garcia Manuel, presidente do Corecon, que entregou o prêmio – Foto: Ismael Belmiro do Rosário

A estudante Emily Vitorino Alcântara Raimundo, 17 anos, da Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba, foi a grande vencedora do 11º Prêmio Econoteen de Ensaios. Formada no ensino médio em 2017, Emily recebeu um cheque no valor de R$ 1.500,00 e uma bolsa integral para o cursinho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP como prêmio pela melhor dissertação sobre a pergunta: As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no resto do mundo?

Os participantes — alunos do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo — tiveram de discorrer de três a 15 páginas sobre o assunto, com bibliografia. Para esse trabalho, os participantes receberam auxílio de um professor-orientador da própria escola. Os textos foram entregues em setembro e outubro passados. A avaliação foi feita por banca formada por 11 professores de Economia da FEA.

Emily Vitorino atribuiu o primeiro lugar ao seu esforço pessoal. “Tive que pesquisar muito, ler, interpretar e assim montar um trabalho legal para ser apresentado. Não foi nenhum talento extraordinário, apenas esforço mesmo”, afirmou. Apesar de o tema versar sobre economia, a estudante pretende cursar Letras. Sobre a bolsa integral que ganhou para o cursinho comunitário da FEA, Emily adiantou que, infelizmente, não poderá frequentar, pois mora na região de Piracicaba, em Rio das Pedras, distante de São Paulo.

Sob a coordenação do professor Antonio Carlos Coelho Campino, o projeto Econoteen surgiu como uma forma de aproximar os estudantes de escolas públicas da Universidade, despertar o interesse por assuntos relacionados à economia, mostrar caminhos possíveis aos profissionais da área e aproximar docentes dos alunos.

Realizado pelo departamento de Economia da FEA, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon) e Cursinho FEA-USP, a premiação foi entregue em cerimônia realizada na segunda-feira, dia 5 de março, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. Ao todo, cinco estudantes receberam bonificações em dinheiro — o sexto colocado ficou com uma menção honrosa.

Os vencedores desta edição do Econoteen:

1º colocado: Emily Vitorino Alcântara Raimundo (Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa) – prêmio: R$ 1.500,00 e uma bolsa integral no Cursinho FEA-USP;

2º colocado: Sofia Rocato Lopes (EE Dom Pedro I) – prêmio R$ 1.000,00;

3º colocado: Ryan Araújo da Silva (Colégio Técnico de Limeira) – prêmio R$ 600,00;

4º colocado: Vitória Gabriel Lemos (EE Coronel Marcos Ribeiro) – prêmio R$ 500,00;

5º colocado: Letícia Gomes Bettio (Etec Parque da Juventude) – prêmio R$ 400,00;

Menção Honrosa: Anderson Cristyan de Oliveira Martins (EE Padre Tiago Alberione).

Os professores orientadores dos alunos premiados receberam uma cesta de livros da Editora Saraiva.

Assessoria de Imprensa FEA