Evitar riscos desnecessários, a melhor prevenção contra choques elétricos

O conselho é do professor Eduardo Asada, da USP em São Carlos

 05/03/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Quais os perigos do choque elétrico? Como evitar acidentes fatais com eletricidade? O que acontece quando uma corrente elétrica percorre o corpo humano? São questões que vieram à tona depois do acidente fatal que vitimou um jovem que, durante o Carnaval, encostou num poste de metal energizado. O professor Eduardo Asada, do Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, responde a algumas dessas perguntas na entrevista que você pode ouvir acima.

De acordo com ele, é importante evitar riscos desnecessários, como manusear equipamentos conectados na tomada quando se está mexendo com condutores de eletricidade, como a água, por exemplo. Mesmo celulares podem provocar acidentes, muitas vezes fatais. Ele também fala sobre os riscos do carro elétrico.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.