Uso da maconha também é perigoso no trânsito

Segundo estudo realizado no Canadá, aumento de acidentes tem relação com o uso da droga

 20/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/09/2019 as 9:24

“Se beber, não dirija, se usar maconha, não dirija também,” diz João Paulo Lotufo, médico e colunista da Rádio USP.

Em sua coluna semanal, o médico fala sobre um estudo feito no Hospital Saint Paul, no Canadá. A pesquisa, realizada durante muitos anos, mostra o aumento de acidentes automobilísticos nos Estados Unidos em um período “famoso” por ser o horário de maior consumo de maconha.

“O THC diminuiu o tempo de reação do motorista. Um dos principais princípios ativos da cannabis e um dos responsáveis pelas alterações de percepção após o consumo da planta”, esclarece João Paulo Lotufo.

O doutor falou ainda a respeito do uso da maconha entre os jovens, que vem aumentando, e sobre modelos de prevenção ao uso de drogas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do Estado, e o Programa de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas de São Paulo (Gepad), da Prefeitura.

Ouça a entrevista na íntegra no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.