Reitoria lança hot site sobre realizações da gestão 2005-2009

19/11/2009 - Publicado há 14 anos

A Reitoria está lançando o hot site www.usp.br/suelyvilela com as principais realizações da gestão da Administração Central da Universidade, no período 2005-2009. A gestão da reitora Suely Vilela se encerra no próximo dia 25 de novembro.

A estrutura do site está dividida em quatro grandes temas, que, segundo a reitora, foram “os pilares que estabelecemos para a gestão da Universidade nesses quatro anos, que corresponderam, basicamente, à estruturação de um novo projeto acadêmico-administrativo, à valorização dos recursos humanos, ao fortalecimento das atividades acadêmicas e às comemorações dos 75 anos da USP”.

Em cada um desses temas, foram enumerados os principais projetos desenvolvidos e as metas alcançadas no que tange à graduação, pós-graduação, pesquisa, cultura e extensão universitária, gestão administrativa e de recursos humanos, infraestrutura, tecnologia e disseminação do conhecimento, além de uma linha do tempo com os eventos alusivos aos 75 anos da USP, realizados nos sete campi da Universidade.

Dentre os projetos, destacam-se as iniciativas para a valorização dos recursos humanos docentes e do corpo técnico-administrativo, como a criação do Prêmio Excelência Acadêmica Institucional.

No quesito fortalecimento das atividades acadêmicas de graduação, foi criado o Programa de Inclusão Social da USP – INCLUSP, que registrou, em 2009, o índice recorde de 30,1% de alunos oriundos de escolas públicas que ingressaram nos cursos de graduação da Universidade.

Consolidou-se o sistema qualificado de pós-graduação, que responde por 70% dos programas de excelência da Instituição, e na pesquisa, que deve à pós-graduação mais de 90% de seu desempenho, adotou-se política de criação de redes temáticas estratégicas. Nesse período, registrou-se também o aumento expressivo das publicações científicas indexadas.

O avanço na internacionalização da Universidade se refletiu na evolução significativa dos convênios internacionais, que teve aumento de 44% entre 2005 e 2009, no crescimento substancial dos alunos e docentes estrangeiros na USP e da USP no exterior e na posição destacada que a USP conquistou nos principais rankings mundiais, entre as 200 melhores universidades do mundo.

O site contém também uma versão em pdf do relatório impresso, que está sendo distribuído aos setores da Universidade, além de entidades e órgãos governamentais ligados às áreas de educação, ciência e tecnologia. Acesse também o link Relatório de gestão, localizado à direita, nesta página.