O ano de 1968 marcou o início da consciência ambiental

A foto “Nascer da Terra”, feita pela missão Apollo 8, no final daquele ano, foi um importante marco na temática ambiental

 22/02/2018 - Publicado há 6 anos

José Eli da Veiga destaca o cinquentenário do ano de 1968 e sua relação com a temática da coluna “Sustentáculos”. Além da foto colorida da Terra, feita a partir da Lua, e considerada um símbolo importante, o colunista destaca outros episódios que marcaram aquele ano. Segundo o colunista, a revista Life considerou, em 2003, a foto como uma das dez mais influentes.

“Antes da foto, ao longo daquele ano, houve debates públicos sobre temas ligados à sustentabilidade”, destaca o professor. Ele também lembra as discussões sobre a explosão populacional, a guerra do Vietnã, que se agravou naquele período, e a ameaça de um conflito nuclear. “Naquele ano, os arsenais dos EUA e da União Soviética chegaram a um nível que ficou difícil imaginar as consequências do uso desses armamentos nucleares”, lembra.

José Eli da Veiga promete abordar o tema de forma detalhada em colunas futuras.

Ouça a coluna na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.