Curso ensina tudo sobre cerveja, inclusive a abrir o próprio negócio

Estudantes de Química da USP em Ribeirão Preto promovem Semana Cervejeira com apoio de microcervejarias da cidade

23/01/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Estudantes do curso de Química, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, passaram todo o ano de 2017 elaborando a primeira Semana Cervejeira de Ribeirão Preto, que vai de 23 a 27 de janeiro. Serão abordados temas como: antropologia, história e economia da cerveja; produções de cervejas; malte e lúpulo; estilos de cervejas; envelhecimento de cervejas artesanais; brewpub; da panela ao galpão: como sair da cozinha de casa para abrir um negócio.

A iniciativa tem tudo a ver com a cidade, uma vez que Ribeirão Preto sempre teve na produção cervejeira um dos carros-chefes da economia. Para se ter uma ideia, já no final dos anos 1800, existiam na cidade 12 fabricantes de cervejas artesanais pagando impostos.

Um estudo da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) aponta Ribeirão Preto como a cidade do interior do Estado que mais tem microcervejarias per capita. Concentra 0,45 de pequenas cervejarias a cada 100 mil habitantes; Campinas, a segunda colocada, tem quase a metade, 0,27.

A estudante Mariana Barbieri, presidente da empresa junior Soluções Químicas, dos estudantes de Química da FFCLRP, explica que o participante pode, inclusive, sair do evento abrindo a própria fábrica de cerveja artesanal.

Ouça no link acima.

Por Ferraz Junior