Colunista diz que morador de rua é uma população sem espaço numa cidade para todos

Em sua coluna semanal, a professora Raquel Rolnik aborda o drama dos moradores de rua, problema generalizado no Brasil, ainda em busca de solução

 23/06/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A coluna “Cidade para Todos” trata justamente de um grupo excluído do contexto social, o dos moradores de rua, cuja existência só é percebida em momentos extremos, como foi o caso do frio intenso das últimas semanas , o qual trouxe à tona o drama vivido por aqueles que são menosprezados pela sociedade.

A professora Raquel Rolnik clama por uma política habitacional que seja voltada para esse segmento da população –  dissociada, portanto,  de qualquer  política habitacional em geral. “O abrigo”, diz ela, “não é uma solução definitiva para as pessoas conseguirem se restabelecer. São necessárias políticas habitacionais, assim como situações habitacionais emergenciais e transitórias, que possam abrigar essa população, sempre aliadas a políticas de assistência social”.

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.