Cartilha traz orientações em casos de uso de droga no trabalho

Material foi produzido pelo Acolhe USP e é voltado para profissionais que atuam como chefes na Universidade

09/01/2018 - Publicado há 6 anos
Evento de lançamento do material – Foto: Divulgação

.
O Acolhe USP, programa de acolhimento relacionado ao uso de álcool e outras drogas na Universidade, lançou a
Falando sobre drogas e trabalho- Cartilha para Chefias. O documento on-line, voltado para a comunidade USP, contém informações sobre o uso de substâncias psicoativas ligado ao ambiente de trabalho, sugestões de conduta para facilitar o encaminhamento de casos e também uma apresentação do próprio programa como uma possibilidade de acolhimento e tratamento oferecidos pela Universidade aos seus funcionários e alunos.

O lançamento ocorreu, no dia 15 de dezembro, no campus Cidade Universitária, em São Paulo, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, vindas de diversos setores da Universidade e unidades de ensino.

A ideia de produzir o material foi suprir a necessidade de um protocolo para casos que envolvam o uso de álcool e outras drogas no trabalho, ausência que, por vezes, ocasiona pouca atenção e cuidado a uma questão de saúde, além da manutenção de posturas que acabam reforçando o uso das drogas e o agravamento de problemas causados por ele.

Seções

Atual sede do programa, localizado próximo ao Restaurante Central, na Cidade Universitária – Foto: Divulgação

A cartilha está organizada em quatro seções. A primeira delas traz dados gerais sobre o uso de drogas no Brasil e alertas relacionados ao uso em ambiente de trabalho. A segunda apresenta trechos de políticas públicas sobre substâncias psicoativas no País e sua relação com o trabalho. A terceira, mais diretiva, apresenta perguntas frequentes sobre os procedimentos em casos de uso de álcool e outras drogas no trabalho, a forma de abordagem do assunto com o servidor(a), o encaminhamento para os serviços de saúde em caso de situações agudas, dentre outras.

Por fim, a cartilha apresenta o programa Acolhe USP, instituído pela Reitoria no ano de 2012, para oferecer acolhimento aos casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas da comunidade universitária.

Serviço

O Programa Acolhe USP está localizado na Rua do Anfiteatro, nº 295, na Cidade Universitária – Butantã, São Paulo, e funciona de 2ª a 6ª feira, das 7 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acolheusp@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-8345.

Link para ler a cartilha: http://sites.usp.br/acolhe/wp-content/uploads/sites/169/2017/12/Cartilha-para-chefias.pdf

Adaptado de texto da Assessoria de Comunicação do Acolhe USP