Pesquisador da USP recebe prêmio da Capes na área de inovação

Lucas William Mendes é pós-doutorando do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena)

19/12/2017 - Publicado há 6 anos

O pós-doutorando do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Lucas William Mendes (foto), foi agraciado com o Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação 2017. A cerimônia foi realizada no dia 13 de dezembro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Mendes, que atua no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Cena, no campus da USP em Piracicaba, foi selecionado na categoria Jovem Pesquisador. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jorge Rubio, recebeu o prêmio na categoria Pesquisador Emérito. Na edição 2017, o prêmio destacou pesquisadores cujos trabalhos tenham aplicação efetiva na resolução de problemas reais relativos às áreas de Ecologia e Conservação da Natureza.

Na categoria Jovem Pesquisador, é concedido auxílio de R$ 40 mil pela Vale, além de uma bolsa análoga à de Pesquisador Visitante do Exterior, paga pela Capes. Para a categoria Emérito, o vencedor recebe da Vale um auxílio de R$ 100 mil. A Capes também vai conceder ao premiado uma bolsa equivalente à de Pesquisador Visitante do Exterior ou à de Estágio Sênior no exterior.

Lucas William Mendes é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre e doutor em Ciências (Biologia na Agricultura e no Ambiente) pelo Cena. Tem experiência na área de ecologia microbiana, ecologia de micro-organismos, biologia molecular e bioinformática.

(Com informações e fotos da CCS/Capes e do Cena/USP)