Governo premia professora da USP por contribuições à educação

Cristina Leite, do Instituto de Física, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo

14/03/2018 - Publicado há 6 anos
Fachada do Instituto de Física da USP, na Cidade Universitária – Foto: Mike Peel via Wikimedia Commons – CC-BY-SA-4.0

A professora Cristina Leite, do Instituto de Física (IF) da USP, foi uma das 110 agraciadas com a Ordem Nacional do Mérito Educativo em cerimônia realizada em 7 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília. Criada em 1955, a distinção homenageia pessoas que se destacam por suas ações em defesa da educação.

Docente do Instituto de Física recebe prêmio por Mérito Educativo – Foto: Comunicação IFUSP

Cristina é professora do Departamento de Física Experimental do IF, coautora da Proposta Curricular de Ciências da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e integra a equipe de redatores da 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular de Ciências.

A cerimônia de entrega das medalhas contou com a participação do presidente da República e do ministro da Educação. Os perfis dos homenageados são variados, desde acadêmicos de renome até personalidades da sociedade brasileira que se destacaram fomentando a melhoria da educação.

As medalhas possuem cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades nacionais e o segundo às estrangeiras. Todas são feitas por decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem, conforme Decreto nº 4.797, de 2003, modificador do Decreto nº 38.162 de 1955, que criou a condecoração.

A lista de personalidades homenageadas pode ser acessada neste link.

Com informações da Comunicação do IF, Plataforma Lattes e Portal do MEC