Governo elimina imposto de importação de 5 mil produtos

Medida vai até meados de 2019, traz benefícios para as indústrias brasileiras e moderniza as fábricas, segundo especialista da Fearp

 22/12/2017 - Publicado há 6 anos
Por

O Governo Federal reduziu de 16% e de 14% para zero os impostos de importação para cerca de 5 mil máquinas e equipamentos. Serão beneficiadas indústrias dos setores médico-hospitalar, autopeças, alimentício, de meio ambiente, entre outras. A medida vale até 30 de junho de 2019.

Silvio Hiroshi Nakao, professor de Contabilidade Financeira e Tributária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, destaca o setor de meio ambiente, que está em crescimento na área de reciclagem e é beneficiado com máquinas que não possuem similares nacionais.

A proposta de redução dos impostos foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, em reunião da Camex, a Câmara de Comércio Exterior, e aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ministros.

A redução dos impostos vai permitir a queda do custo do investimento produtivo no Brasil e gerar mais empregos e, consequentemente, estimular a retomada da economia. A decisão também pretende estimular os investimentos para ampliação e reestruturação do setor produtivo nacional de bens e serviços.

Por Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.