Disfunção sexual feminina afeta a vida íntima do casal

Alexandre Faisal explica causas e efeitos desse problema e fala sobre as complicações a ele relacionadas

 14/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna, o doutor Alexandre Faisal, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, comenta a disfunção sexual feminina, também conhecida como DSF.

Essa disfunção, de acordo com o médico, é conceituada como uma desordem ginecológica que pode ocorrer em um dos domínios da função sexual, desde o desejo e a excitação até o orgasmo. A DSF tem, ainda segundo o doutor, um enorme impacto sobre a qualidade da vida sexual do casal e sobre a vida da mulher de forma geral.

A desordem pode ser originada de causas anatômicas, o que é raro, ou de causas psicológicas, tais como a depressão, problemas no relacionamento ou uso de drogas psicoativas.

Além disso, o médico comenta estudos recentes sobre o assunto e lamenta o fato de que a disfunção sexual feminina seja frequentemente deixada no plano secundário.

Ouça o áudio da coluna acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.