Nova edição de revista sobre linguística e filologia está disponível

Entre os artigos, trabalho investiga os diferentes significados da expressão “cabra” entre os séculos 16 e 19

 13/12/2017 - Publicado há 6 anos
Moagem de Cana – Fazenda Cachoeira (Campinas, 1830), por Benedito Calixto de Jesus – Imagem: Acervo do Museu Paulista da USP

O novo volume da revista Filologia & Linguística Portuguesa já pode ser acessado pela internet. Além de um editorial de apresentação, a atual edição (volume 19, número 1, 2017) traz oito artigos e uma resenha, que abordam temas relacionados à língua portuguesa e à linguagem em geral. O periódico é publicado semestralmente pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Entre os artigos, dois deles analisam variantes gráficas na representação de fonemas, a partir do estudo de documentos do século 18. Outro, Um cabra de cor ou um cabra da mãe: dinâmicas de sentido para “cabra” entre os séculos XVI e XIX, investiga os diferentes significados da expressão “cabra”, utilizada para referir-se a índios e negros nascidos livres ou escravos, distinguindo e explicitando as variadas interpretações do termo, conforme a época. No final do volume, o leitor encontrará uma resenha produzida em 2015, sobre a obra Noticia Geral desta Capitania da Bahia desde o seu descobrimento até o prezente anno de 1759, de Jozé Antonio Caldas.

Quadro presente no artigo Um cabra de cor ou um cabra da mãe: dinâmicas de sentido para “cabra” entre os séculos XVI e XIX


A publicação é destinada a estudantes, professores e pesquisadores de diferentes níveis de formação, além de buscar contemplar o público interessado pelas áreas de filologia, linguística e língua portuguesa.

O conteúdo integral de Filologia & Linguística Portuguesa pode ser acessado no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail revistaflp@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.