Cobertura de casamento real britânico aproxima povo e realeza

Trazer público mundial para dentro do castelo não é mera coincidência, mas, sim, parte da estratégia midiática da rainha

 06/12/2017 - Publicado há 6 anos
Príncipe Harry com e a atriz americana Meghan Markle – Foto: Divulgação / Kensington Palace via Twitter @KensingtonRoyal

O casamento do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle está marcado para maio, e mesmo cinco meses antes da cerimônia o evento já virou um dos principais focos da mídia mundial. A cobertura do matrimônio é massiva, detalhada e minuciosa, trazendo aqueles que a acompanham para muito próximo da família real britânica.

Por que tanto interesse e fascínio pelo que se passa na realeza? Para responder a essa pergunta, a Rádio USP conversou com Maria Elisa Cevasco, professora de Estudos Culturais, entre eles, Cultura Britânica Contemporânea, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Para Maria, a complexa cobertura é parte do objetivo midiático real na representação da realeza, buscando tornar “íntimo” o povo britânico dos monarcas – construção imaginária muito bem-feita, na opinião da professora.

Ouça o áudio completo da entrevista acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.