Professor de Oxford discute história da Física

Cientista especialista nos processos históricos da área realiza visita e conversa com alunos e pesquisadores

 16/11/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP
Instituto de Física está localizado no campus Cidade Universitária, em São Paulo – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Amanhã (17), às 14h30, o Instituto de Física (IF) da USP recebe, no Auditório Novo II, o cientista Robert Fox, Professor Emérito da Universidade de Oxford. Ele discutirá com jovens estudantes e acadêmicos da área a história dessa ciência e quais as demandas de pesquisa mais importantes nos dias de hoje. O evento será aberto ao público.

Segundo o docente do IF Ivã Gurgel, o palestrante tem um trabalho de importante contribuição para a literatura científica. Em suas obras, Fox analisa como se dá a relação da ciência com a indústria desde o século 18. Além disso, o trabalho de Fox analisa o lado artesão da ciência, os métodos de produção dos materiais usados para as pesquisas, a formulação das leis matemáticas e de experimentos.

Gurgel afirma que é crucial refletir sobre o assunto. A sociedade, a seu ver, tem dificuldade em reconhecer a Física como um resultado do processo histórico, o que torna a visita de Fox elementar para se analisar a profundidade que a ciência possui tanto nos contextos culturais ao redor do mundo, como também nos cenários políticos, sociais e econômicos que emergiram ao longo do tempo. Para mais informações, basta acessar o site do Instituto de Física da USP.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.