Coordenação do Pint of Science em SP recruta unidades da USP

Organizadores do festival na cidade de São Paulo realizam reunião no dia 24 de novembro para discutir a edição de 2018

16/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 17/11/2017 as 15:47
Festival nasceu na Inglaterra, em 2013, e já foi realizado em mais de cem cidades pelo mundo – Imagem: Divulgação/Pint of Science

A Comissão Organizadora do festival Pint Of Science  da cidade de São Paulo, evento de divulgação científica internacional, está em busca de novas instituições e unidades da USP para apoiar e compor a iniciativa.

Para apresentar a experiência das duas edições anteriores e abrir um canal de diálogo, com interessados em se envolver com o festival, será realizada uma reunião no dia 24 de novembro, às 17 horas, na Sala do Conselho Universitário da USP, prédio da Reitoria, no campus Cidade Universitária, em São Paulo. O encontro abordará as características do evento, bem como seus objetivos e sua estrutura para o próximo ano.

Também estão convidadas pessoas que desejem atuar como voluntárias no Pint of Science, como alunos de graduação e pós-graduação e entusiastas da divulgação científica.

O Pint Of Science teve início em 2013, na Inglaterra, com o intuito de aproximar a ciência da sociedade, fazendo com que pesquisadores de várias áreas fossem a bares e pubs e explicassem suas linhas de pesquisa, a fim de divulgar o discurso científico de forma simples e fluida. Não demorou muito para o movimento aumentar sua abrangência e começar a se espalhar para outras partes do mundo, ocorrendo atualmente em 11 países.

Discussão sobre o zika vírus em bar durante o Pint of Science, em São Carlos – Foto: Reinaldo Mizutani

O Brasil, país pioneiro na realização do evento na América Latina, teve sua primeira edição em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos. Aos poucos outros institutos se envolveram na iniciativa e passaram a promover o Pint Of Science em sua cidades. Em 2017, o festival se espalhou por 22 cidades brasileiras e discutiu temas como física quântica, alimentação infantil, nanotecnologia, big data, zika vírus, poeira estelar e buraco negro, por exemplo.

Em 2018, o Pint of Science será realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio. O intuito da organização do evento é que o festival continue crescendo e incorporando novas instituições acadêmicas, de forma a tornar cada vez mais completa e diversificada a programação e garantindo que a população tenha acesso a um maior número de pesquisas, com diversidade temática.

Reunião de Organização Pint Of Science São Paulo
Data: 24 de novembro, às 17 horas
Local: Sala do Conselho Universitário da USP
Endereço: Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo