Professora da USP lança livro sobre artistas mulheres

 02/03/2009 - Publicado há 15 anos
Por

No dia 5 de março, acontecerá, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, das 19h às 21h30, o lançamento do livro Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras, da professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Ana Paula Cavalcanti Simioni, publicado pela Edusp. O livro é fruto da tese de doutorado da professora, defendida em 2004, e retrata a inserção feminina no campo artístico brasileiro, no período que vai da metade do século XIX até 1922. A história é centrada em cinco trajetórias modelos de pintoras e escultoras com atuação acadêmica nesse período: Abigail de Andrade, Berthe Worms, Julieta de França, Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto e Georgina de Albuquerque, apresentando diversas ilustrações dessas artistas. Dedica-se também a responder se existiram artistas mulheres no século XIX, antes das modernistas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, as mais conhecidas pelo grande público. Ana Paula Cavalcanti Simioni é graduada

em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia, todos pela USP, doutorado-sanduíche pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e pós-doutorado pela Université de Genève. É docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no curso de Têxtil e Moda, nas disciplinas de Sociologia da Moda; Arte, Literatura e Cultura no Brasil; Estudos Diversificados-História das Artes e Resolução de Problemas. A Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Loja de Artes – fica na Avenida Paulista, 2073, em São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.