Todo comportamento humano em excesso se torna patológico, diz psiquiatra

Especialista conta detalhes do transtorno da compulsão alimentar, como ela pode ser identificada e tratada

 06/11/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Eduardo Aratangy, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), conta algumas das características do transtorno da compulsão alimentar e como ela pode ser tratada.

Segundo o especialista, é o transtorno alimentar mais comum e tem uma ligação direta com a obesidade. Aratangy explica que a alimentação, principalmente em humanos, vai além da necessidade biológica. É uma atividade que guarda aspectos emocionais e culturais também.

Por isso, ele conta que, nos tratamento psicoterápicos, procura-se identificar os gatilhos tanto físicos quanto emocionais dos episódios de compulsão. O pesquisador nota que a relação de quem tem o transtorno é muito parecida com aquela que um alcoólico tem com a bebida.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.