Vídeo alerta sobre precauções para lidar com material biológico

Pesquisadora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto elaborou material visando aos profissionais de saúde

17/10/2017 - Publicado há 7 anos

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP lançou um vídeo sobre os riscos e danos de acidentes com material biológico contaminado. O alvo são os profissionais de saúde, mais expostos a essas ameaças. Além de servir de alerta, o filme estimula a adesão às medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes.

Intitulado Segurança no Trabalho em Serviços de Saúde: adesão às precauções, o vídeo se baseia em situações reais de trabalho, contando com informações da literatura científica da área e do Modelo Revisado de Promoção da Saúde de Nola Pender.

O vídeo ensina como o profissional deve se proteger da contaminação por material biológico – sangue, secreção, saliva, vômito, urina, fezes ou suor com possível presença de microorganismos. A exposição a esses materiais oferece o risco de se contrair doenças graves como Hepatite B e C, HIV/Aids e tuberculose.

Adesão às precauções-padrão

O filme, que pode ser acessado gratuitamente pela internet, é resultado de estudos da enfermeira Janete Porto realizados com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Como resultados, Janete observou que, de forma geral, esses profissionais têm “bom conhecimento” das Precauções-Padrão (PP) e “boa adesão” a elas, mas alerta que essa população precisaria aderir totalmente às PP.

Além da facilidade do acesso, explica Janete, o fato do vídeo ser estruturado com base na realidade e nas evidências científicas, e validado com consenso superior a 90% torna-o uma ferramenta passível de ser inserida em programas de educação permanente de promoção da saúde no trabalho.

A tese Construção e validação de vídeo educativo para adesão às precauções-padrão por trabalhadores de enfermagem expostos a material biológico foi defendida em setembro deste ano pela enfermeira Janete Porto, com orientação da professora Maria Helena Marziale, da EERP.

Mais informações: e-mail marziale@eerp.usp.br