Editora da Universidade de São Paulo apresenta exposição Artes na Edusp

06/10/2008 - Publicado há 16 anos

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) inaugura, na próxima quarta-feira, dia 8 de outubro, a partir das 18h, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a exposição Artes na Edusp, com curadoria de Mayra Laudanna e Carla Fernanda Fontana, que apresenta fotografias e gravuras de quase três dezenas de artistas. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro Ermelindo Nardin, também publicado pela Edusp, mas com um atrativo muito especial: uma gravura original de Nardin será distribuída com os cem primeiros exemplares vendidos da obra.

“A idéia de montar uma exposição a partir dos livros de artes plásticas editados pela Edusp e das fotografias e gravuras distribuídas com os primeiros exemplares vendidos em cada lançamento emergiu da própria política editorial que inaugurou as coleções Artistas Brasileiros e Artistas da USP”, escreve a curadora Mayra Laudanna, professora do IEB, na apresentação do catálogo de Artes na Edusp, publicação que será entregue ao público na inauguração da mostra.

A primeira coleção lançada dentro dessa linha editorial foi a Artistas Brasileiros, lançada em 1998, “que tinha como direção inicial publicar mestrados, teses de doutorado e estudos realizados na Universidade sobre determinado artista”, como explica o presidente da Edusp, Plinio Martins Filho.“E a coleção Artistas da USP, lançada logo depois, partiu da idéia de uma pesquisa que fosse feita pela própria Edusp para se evidenciar artistas da Universidade. Com essa coleção, foi possível mostrar que a Universidade não produz só cultura escrita, mas também cultura visual”.

Essas duas coleções também mereceram uma estratégia singular de lançamento de suas obras, já que, nos eventos, é oferecida aos cem primeiros compradores do livro uma obra representativa do trabalho do autor, seja uma gravura em metal, uma litografia ou fotografia. “Isso é feito até hoje, tanto assim que pudemos pensar uma exposição comemorativa dos vinte anos da editora a partir da montagem de uma exposição que mostrasse tanto os livros de artes quanto as obras que a partir deles ou motivadas pelas publicações foram impressas”, diz o presidente da Edusp. A colaboração de artistas com a Edusp, no entanto, ultrapassa os limites dessas coleções e da edição de suas obras. Alguns deles também participam de outras coleções criando capas ou cedendo trabalhos.

A mostra Artes na Edusp, que dá continuidade às comemorações dos 20 anos da Editora da Universidade de São Paulo, vai até 31 de janeiro de 2009. A entrada é franca. O endereço do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) é avenida Professor Mello Morais, travessa 8, 140, Cidade Universitária.

Saiba, a seguir, quem são os fotógrafos e gravadores que participam da exposição:

Fotografias – Jorge de Lima, Daniel Albernaz Acosta, Rosangela Rennó, Thomas Farkas, Atílio Avancini e José de Souza Martins.

Gravuras – João Câmara, Antonio Hélio Cabral, Cândido Portinari, Lasar Segall, Evandro Carlos Jardim, Hermelindo Fiaminghi, Anna Letycia, Marco Buti, Maurício Nogueira Lima, Feres Lourenço Khoury, Hélio Vinci, Claudio Mubarac, Renina Katz, Laurita Salles, Lygia Eluf, Luise Weiss, Alex Flemming, Ermelindo Nardin, Takashi Fukushima, Marcelo Grassmann e Francesc Domingo Segura.