Documentário expõe e discute mobilidade no Hospital das Clínicas

A ideia é promover o debate e propor soluções para as dificuldades apresentadas pelos pacientes com mobilidade reduzida

18/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

.
O documentário “Dis” Mobilidade Urbana é fruto de uma parceria entre as unidades da USP, Instituto de Estudos Avançados (IEA), Faculdade de Medicina (FM), Hospital das Clínicas (HC) e Escola de Comunicações e Artes (ECA). A obra apresenta a realidade de pacientes com mobilidade reduzida para enfrentar a jornada de chegar ao complexo do HC.

O professor da FMUSP e diretor do IEA, Paulo Saldiva, foi um dos idealizadores do filme. Ele explica que foi montado um roteiro para as gravações, mas as ideias caíram por terra diante dos relatos dramáticos de pacientes com mobilidade reduzida. Saldiva explica que o documentário é uma oportunidade para colocar o tema em evidência, promover o debate e propor soluções para as dificuldades apresentadas.

O filme terá lançamento no dia 20 de setembro, às 13h, no Anfiteatro da Fisiologia da FMUSP, no encontro Novos Olhares sobre a “Dis” Mobilidade do Complexo do HC, como parte da Semana de Mobilidade da faculdade. Outra exibição será realizada no dia 23 de setembro, às 17h, na sala 2 do Cinearte do Conjunto Nacional, como encerramento da Virada da Mobilidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.