Carboidratos são mais perigosos para o coração do que as gorduras

Pesquisa com mais de 315 mil pessoas em 18 países deve levar a mudanças nas diretrizes dietéticas globais

 12/09/2017 - Publicado há 7 anos

Esta semana, o professor Octávio Pontes Neto comenta pesquisa publicada recentemente na Revista The Lancet, que deve trazer novas orientações dietéticas globais. Após acompanhar cerca de 315 mil pessoas em 18 países por mais de sete anos, os resultados apontaram que a ingestão elevada de carboidratos foi associada a maior risco de doenças cardiovasculares.  Já a ingestão de gordura total e de outros tipos de gordura não foi associada a doenças cardiovasculares.

No mesmo estudo, foi constatado que a ingestão de frutas, vegetais e leguminosas foi associada a menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares. Assim, o professor concluiu que os carboidratos, citados na pesquisa, são aqueles provenientes dos açúcares. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.