Curso de Ciências Moleculares abre inscrições para nova turma

16/05/2008 - Publicado há 16 anos

Estarão abertas, no período de 6 de junho a 5 de julho, as inscrições para a 18ª turma do curso de Ciências Moleculares da USP. Os interessados, alunos de graduação da Universidade, poderão se inscrever nas seções de alunos das Unidades ou na sede do curso, localizada no Favo 22 das Colméias, na Cidade Universitária.

O curso de Ciências Moleculares é uma opção de graduação da Universidade de São Paulo caracterizado pela inter e multidisciplinaridade e também pela liberdade acadêmica. Foi reconhecido pelo MEC em 16/06/96 e confere ao seu término o diploma de Bacharel

em Ciências Moleculares. Durante o curso, o aluno terá contato com cientistas e pesquisadores de diversas unidades da USP, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Esta perspectiva permite a escolha de temas interdisciplinares na condução de projetos de pesquisa.  O aluno formado está habilitado para ingressar em um curso de pós-graduação onde completará sua formação como cientista e pesquisador profissional.

O curso é desenvolvido em dois ciclos. O ciclo básico de dois anos consiste nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia e Computação, ministradas durante quatro semestres. Ao final do ciclo básico, o aluno terá completado 60% dos créditos necessários para a obtenção do bacharelado e deverá ter escolhido um professor sob cuja orientação continuará sua formação, desenvolvendo um programa de iniciação científica composto por atividades de pesquisa, complementas por disciplinas.

As disciplinas propostas para o ciclo avançado, elaborado pelo aluno em conjunto com seu orientador, compõem um currículo personalizado com total liberdade de seleção de disciplinas (dentre aquelas oferecidas pela USP). Esse currículo deve ser aprovado pela Comissão Coordenadora e deve completar os 200 créditos necessários para a conclusão do curso. As atividades de iniciação científica são obrigatórias e contam créditos.

A seleção dos candidatos para as 25 vagas existentes é feita através de uma avaliação composta por prova escrita de conhecimentos gerais, no dia 5 de julho, abrangendo questões com conteúdo básico do segundo grau, relativas às matérias de Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês, e entrevista, em 10 e 11 de julho, na forma de dinâmica de grupo, onde alguns temas são debatidos pelos candidatos. Tanto a prova quanto a entrevista visam a verificar a capacidade de discussão argumentativa do candidato.

Os alunos selecionados são matriculados no curso de Ciências Moleculares por transferência da Unidade de origem, onde a vaga é mantida durante sua permanência no curso. A desistência ou o desligamento do curso resulta na transferência de volta para a Unidade de origem.

No dia 6 de junho, às 14h, a Comissão Diretora e os professores de Ciências Moleculares da USP farão uma apresentação da proposta do curso, além de trabalhos científicos feitos por alunos. A apresentação será realizada no auditório do primeiro andar do Prédio da Fuvest, à Av. Afrânio Peixoto, ao lado do portão principal da USP.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (11) 3091-3188/3187 ou do site www.cecm.usp.br