Odontologia da USP lança guia de orientação para pacientes com câncer

A professora Marina Gallottini fala sobre a relação entre a odontologia e os casos de câncer de cabeça e pescoço

 13/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:04
Foto: USP Imagens
Foto: USP Imagens

A Faculdade de Odontologia (FO) da USP está lançando um guia de orientação para pacientes submetidos à radioterapia para tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

A jornalista Simone Lemos entrevistou a professora Marina Gallottini, coordenadora do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape), que diz ser fundamental a colaboração entre dentistas e oncologistas para garantir a qualidade de vida de pacientes submetidos a esse tipo de tratamento, uma vez que a radioterapia deixa sequelas importantes, como, por exemplo, a redução na capacidade de produzir saliva – com tudo que isso implica de desconforto para os doentes de câncer de cabeça e pescoço –  e a inflamação das mucosas bucais.

“A ação do dentista antes, durante e depois do tratamento, é fundamental para o sucesso do mesmo”, diz Marina. Daí a importância de uma orientação especializada, que é o objetivo primordial desse guia. Segundo ela, o folheto, originalmente desenhado para atender pacientes e seus familiares, está sendo muito utilizado pelos próprios dentistas, razão pela qual já se está pensando em criar um guia semelhante direcionado a esses profissionais.
.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.