Declarações de Trump acirram tensões na Coreia do Norte e na Venezuela

Uma das consequências do destempero verbal de Trump foi o reforço da retórica antiamericana na América Latina

 15/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

A influência de Trump em ambas as crises é muito grande. Há uma guerra de declarações dos dois lados.  Levada às últimas consequências, essa seria a primeira ameaça de uma guerra nuclear desde 1962.

Essa ameaça de guerra não interessa a nenhum dos atores globais. O que existe, na opinião do colunista, é um choque de personalidades dos líderes e uma carência de suporte técnico nos EUA. Trump reage imediatamente a qualquer coisa sem ouvir os especialistas, aos quais, posteriormente, cabe a tarefa de tentar corrigir ou explicar o que foi dito.

Da mesma forma, a crise da Venezuela se acelerou e se tornou mais grave, mais uma vez por conta de declarações de Trump. O resultado foi uma reação que fortaleceu a retórica antiamericana na América Latina.

O embaixador acredita que não haverá viabilidade política para intervenção militar tanto no caso da Coreia quanto no da Venezuela.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.