Falta competitividade entre as universidades, diz professor

Para José Roberto de França Arruda, modelo de investimento à pesquisa em São Paulo precisa se tornar mais dinâmico

14/08/2017 - Publicado há 7 anos

José Roberto de França Arruda, professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas (Unicamp), propõe um novo modelo de financiamento para as instituições de pesquisa do Estado de São Paulo.

Foto: Javier Alonso Huerta via Flickr – CC

O professor elogia o trabalho desenvolvido no Estado de São Paulo até agora e destaca a presença constante das três universidades paulistas nos rankings internacionais. No entanto, para Arruda, as instituições estagnaram e é preciso uma nova maneira de investir na ciência.

A proposta de Arruda é transferir parte dos recursos que são aplicados diretamente nas universidades para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Esse dinheiro retornaria às universidades na forma de insumos a projetos de pesquisa.

Segundo o professor, esse sistema fomentaria a competição entre as universidades, as quais passariam a valorizar mais os pesquisadores e seus projetos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.