Livro mostra olhar dos moradores do Vale do Ribeira sobre a região

A obra é resultado de uma pesquisa feita com alunos e professores de escolas públicas na região conhecida pela precariedade

16/08/2017 - Publicado há 7 anos

O Vale do Ribeira é frequentemente representado como uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo. Amarga os piores índices de desenvolvimento urbano, elevada taxa de desemprego e de mortalidade infantil. O livro O lugar do lugar no ensino da geografia traz relatos de professores e alunos de escolas públicas sobre sua visão do lugar como moradores e de como é feita a abordagem do vale pelos currículos escolares na disciplina de geografia.

A obra de Lisângela Kati do Nascimento, resultado de sua pesquisa de doutorado, foi publicada pela Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e terá o lançamento feito em setembro pela Martins Fontes. O trabalho da geógrafa mostrou que o Vale do Ribeira não é objeto de conhecimento e de estudo nas escolas da própria região. Poucos alunos do município pesquisado, Cajati, conseguiram explicitar análises acerca de seu município e revelaram compreensão mínima acerca da geografia e das problemáticas sociais, ambientais, culturais e econômicas.

Por outro lado, os professores demonstraram ter tido deficiência em suas formações iniciais, de modo que não conseguiam se apropriar das teorias da geografia para compreender o lugar como objeto de conhecimento na escola. Segundo a autora do livro, esses aspectos inviabilizaram a construção de pontes entre o currículo, o lugar e o mundo global.

O livro já pode ser adquirido pelo site da Editora Humanitas.

Mais informações: (11) 3091-0461, e-mail livrariahumanitas@usp.br, ou lisangelakati@usp.br, com a autora