Estudantes do ensino médio conhecem carreiras da USP em Piracicaba

USP e as Profissões recebeu vestibulandos de Piracicaba e região

09/06/2016 - Publicado há 8 anos

Mais de 450 estudantes do ensino médio visitaram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, no último sábado, 4 de junho, durante a 12ª edição do programa USP e as Profissões. Na ocasião, conheceram a Universidade e os cursos de graduação oferecidos pela Esalq: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.  A organização do evento foi da Comissão (CCEX) e Serviço (SVCex) de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.

Abertura ocorreu na Central de Aulas da Esalq - Foto: Gerhard Waller
Abertura ocorreu na Central de Aulas da Esalq – Foto: Gerhard Waller

Presente durante a abertura da feira, o diretor da instituição, Luiz Gustavo Nussio, salientou o fator estratégico do USP e as Profissões. “Aproximadamente, um terço dos nossos alunos são de Piracicaba e região e isso é fruto de um trabalho permanente de eventos como esse, que já estão na 12ª edição. Esse é um momento no qual integramos nossas competências a fim de mostrarmos nosso sistema de ensino a estes jovens ávidos e informações sobre carreiras.”

O presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Esalq, Pedro Valentin Marques, comemorou o grande público presente. “Esse é o momento de mostrarmos nossos cursos, bem como todos os aspectos da vida universitária, de maneira que estamos bem satisfeitos por atender esses jovens de Piracicaba e região.”

Umas das visitantes foi Rafaela Tulino, 16 anos, que cursa o 3º. ano do ensino público e foi de Americana para conhecer um pouco mais o curso de Ciências Biológicas. “Tenho interesse em cursar biologia, sempre tive muita identificação com animais e com a natureza em geral, e saber que tenho essa opção aqui na Esalq torna meu sonho mais acessível.”

Segundo o presidente da Comissão de Graduação, professor Luiz Eduardo Aranha Camargo, trata-se de importante oportunidade para que os jovens conheçam a estrutura além das salas de aula. “Normalmente esses estudantes conhecem a Universidade de uma forma burocrática, apenas através das informações e do formulário da Fuvest. Então essa é uma oportunidade para que conheçam nossos professores, nossos alunos e a estrutura além das salas de aula, nossos programas de esporte, nossas atividades de pesquisa e extensão, por exemplo.”

Laiane Falqui é aluna da Escola Pedro Moraes Cavalcanti, de Piracicaba, e já conhecia a faculdade pois participou do programa Profissões na Esalq e confessa que eventos como este contribuem com a escolha profissional. “Eu fiquei sabendo do evento pelas redes sociais e me inscrevi, pois tenho interesse na área de humanas e aqui na Esalq tem Administração, que me atrai.”

Já Rafael Sampaio é aluno de um colégio particular em Piracicaba e foi conhecer os cursos da área de exatas. “Uma prima minha é formada na Esalq e tenho outros familiares que estudaram em outros campi da USP. Conhecer a estrutura dos cursos ajuda na decisão pela carreira.”

O diretor da Esalq lembrou ainda os valores presentes na formação do profissional formado na instituição. “Nossa preocupação é entregar à sociedade profissionais capacitados para resolverem demandas urgentes e, ao mesmo tempo, figuras humanas exemplares. Por isso nosso time está aqui hoje, num esforço conjunto de estudantes, professores e funcionários técnicos e administrativos, que se empenham diariamente para que isso seja possível.”

A Esalq oferece 430 vagas pelo vestibular da Fuvest e desde 2015 passou a oferecer vagas também pelo sistema Sisu.

Assessoria de Comunicação da Esalq