USP oferece cursos gratuitos para a terceira idade

 03/03/2008 - Publicado há 16 anos
Por

Entre os dias 10 e 14 de março, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) estará com inscrições abertas para o programa “Universidade Aberta à Terceira Idade”, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O programa, com atividades gratuitas, está voltado para pessoas com idade a partir de 60 anos e consiste em uma série de oficinas, palestras e disciplinas de cursos de graduação oferecidas semestralmente. Apenas para as disciplinas de graduação, é exigido que o candidato possua, no mínimo, o ensino médio completo. Para as demais atividades, não é necessária a apresentação de diplomas ou certificados de escolaridade. 

As oficinas  serão realizadas semanalmente, com início na segunda quinzena de março e término na primeira quinzena de junho. As oficinas terão os seguintes temas: Conheça seus direitos e participe: quem se informa, transforma; Ateliê de Arte e Criatividade; Educação Alimentar; Ações para Prevenção de Quedas de Idosos; No caminho da Prevenção de Doenças: o Cuidado com a minha Saúde; Conversando com quem gosta de conversar; Grupo de Crescimento Pessoal; Viver bem com qualidade de Vida; E a família, como vai? 

As palestras serão promovidas durante no mês de maio e abordarão os tópicos saúde e gestão de risco no envelhecimento; sono na terceira idade; e dor facial e de cabeça no idoso. 

No que se refere às disciplinas da graduação, cujas aulas vão de março a junho, os interessados poderão escolher entre as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos para Gerontologia; Processos Patológicos do Envelhecimento II; Metodologia da Pesquisa em Lazer e Turismo I; Reflexões sobre o lazer e turismo I; Ética; Teorias da Democracia; Ciclo de Vida; Introdução ao Estudo das Políticas Públicas I.  

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade, através do telefone (11) 3091-1016 ou e-mail ccex-each@usp.br. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades está localizada à Av. Arlindo Bettio, 1000,

em Ermelino Matarazzo. 

A relação completa das atividades para o primeiro semestre 2008 da Universidade Aberta à Terceira Idade está disponível no site www.usp.br/prc


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.