Novo podcast da USP fala sobre a importância das abelhas nativas

Produzido por grupo do Instituto de Biociências da USP, primeiro episódio de “Sem Ferrão, Irmão!” apresenta o significado da palavra abelha e a diversidade desse grupo, com modos de vida, formatos e tamanhos e estratégias de defesa diferentes

 Publicado: 11/06/2024
Abelhas sem ferrão são tema do primeiro podcast – Foto: Norberto P. Lopes / Divulgação

.
O recém-lançado podcast Sem Ferrão, Irmão! conta com apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx IB) do Laboratório de Fisiologia Ambiental de Abelhas (FIS-A-BEE) e do Instituto de Biociências (IB) da USP, e tem como objetivo mostrar a importância da preservação das abelhas nativas. O primeiro episódio, Quem é a abelha pra você?, traz o significado da palavra “abelha”, evidenciando a diversidade desse grupo tão importante para a vida na Terra. O programa já está no ar e pode ser acessado na plataforma Spotify

A palavra “abelha” não representa apenas uma espécie, representa um grupo muito grande e diversificado. Essa abelha mais tradicional é apenas uma das muitas espécies que vivem no Brasil e no mundo. Ela é chamada de Apis mellifera e, curiosamente, nem é nativa do Brasil: é uma estrangeira que se deu bem por aqui. Ela é principalmente usada na confecção de mel, porque produz grandes quantidades. Inclusive o mel que a maioria de nós encontramos nos mercados.

No podcast, são abordados os diferentes aspectos sobre as abelhas mais comuns, do grupo chamado de Meliponini, as chamadas abelhas sem ferrão, porque elas não picam. Elas vivem em regiões tropicais, formam colônias com rainhas e operárias, e produzem mel. Só no Brasil existem aproximadamente 300 espécies diferentes. 

Diversidade 

Existem muitas espécies diferentes de abelhas. São vários grupos, com variados modos de vida, muitos formatos e tamanhos, e estratégias de defesa diferentes. Por esse motivo, foram criados grupos que separam as abelhas de acordo com características comuns entre elas. Os quatro grupos mais conhecidos são: Euglossini, Bombini, Apini e Meliponini. É interessante observar que com tanta diversidade é preciso organizar esses animais para facilitar o seu estudo.

O podcast Sem Ferrão, Irmão! é um projeto que utiliza as mídias digitais para possibilitar ações de conscientização, principalmente entre a população jovem, sobre a importância das abelhas nativas e as ameaças às quais estão expostas. Voltado para a divulgação científica do conhecimento sobre abelhas nativas, especialmente as sem ferrão, pode também ser utilizado como ferramenta de ensino em escolas da rede pública e privada, difundindo informações sobre a conservação das abelhas nativas. 

Clique no player abaixo e confira o primeiro episódio:

Para conferir os próximos episódios do podcast Sem Ferrão, Irmão! acesse a página do Spotify neste link e siga o Instagram @semferraoirmao.

.

*Texto da Assessoria de Comunicação do IB-USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.