Impacto das temperaturas extremas na saúde é tema de debate on-line com pesquisadores da USP

Evento acontece no dia 3 de junho, das 9 às 11 horas, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade

Publicado: 23/05/2024
Pesquisadores debatem efeito das temperaturas extremas na saúde – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Qual o impacto na saúde e no bem-estar da população gerado a partir das ocorrências dos eventos extremos de calor e de temperaturas adversas no ambiente urbano? No dia 3 de junho, das 9 às 11h, o evento Ambientes Urbanos Mais Sustentáveis: O Impacto de Temperaturas Extremas na Saúde vai reunir pesquisadores para debater o tema no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no bairro do Butantã, em São Paulo. É possível acompanhar de forma on-line e gratuita neste link.

Organizado pelo Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA, a discussão vai abordar como os efeitos das temperaturas extremas se associam com o risco de mortalidade e influenciam no conforto térmico humano a partir de uma perspectiva que considera múltiplos fatores contribuintes para os desfechos negativos em saúde, como as condições socioeconômicos, habitacionais e do ambiente construído.

Confira a programação que terá moderação da professora Ligia Vizeu Barrozo, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisadora do IEA:

• 09h
    Abertura: Ligia Vizeu Barrozo (FFLCH e IEA/USP)
    O Impacto das Ondas de Frio e de Calor na Mortalidade em São Paulo
    Sara Lopes de Moraes (FM/USP)
    Condições de Adaptação ao Frio entre Migrantes de Leste em Portugal
    Ricardo Almendra (Universidade de Coimbra, Portugal)
    Conforto Térmico em Favelas do Município de São Paulo
    Caroline Freire dos Santos (FFLCH/USP)
    Cidade, Autoconstrução e Mudança Climática. O Caso da Bacia Billings, São Paulo
    Angélica Benatti Alvim (FAU/Mackenzie) e Cristina K. Caselli Cavalcanti
    Discussão e encerramento

Para mais informações, acesse a página do Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do IEA neste link. Para acompanhar o evento clique aqui.

.

Com informações do IEA USP