Bichusp, apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação, termina com FEA campeã

No domingo, dia 6 de abril, terminou a 44ª edição do campeonato dos “bixos” (Bichusp), que teve a parceria da Pró-Reitoria como uma forma de estar mais próxima dos alunos de Graduação, um dos objetivos desta gestão.

11/04/2014 - Publicado há 10 anos

Os calouros, chamados de “bixos” pelos alunos veteranos têm neste campeonato a primeira oportunidade de fazer esportes na Universidade, além de conhecer alunos de outros cursos

Em clima de comemoração com hinos e gritos das torcidas, terminou o campeonato dos “bixos” (Bichusp), no domingo, dia 6 de abril, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), tendo a equipe da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) conquistado o primeiro lugar geral entre as 24 equipes participantes.

O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes (o segundo da esquerda para a direita de preto) com a equipe da FEA, campeã no volei masculino. A Unidade ficou também em 1º na classificação geral

O campeonato é organizado pela Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), acontece todos os anos entre os calouros das Unidades de Ensino e Pesquisa do Campus de São Paulo e está na 44ª edição. O Bichusp foi realizado durante quatro finais de semana, começando no dia 15 de março, no qual onde modalidades foram disputadas: natação, tênis de mesa, atletismo, xadrez, futebol de campo, futsal, rugby, volei, handebol, softbol e basquete e as equipes são formadas apenas pelos bixos, que têm a primeira oportunidade de defender sua faculdade. No primeiro final de semana aconteceram as competições individuais: natação, tênis de mesa, atletismo e xadrez; e as competições coletivas nos outros finais de semana.

O campeão geral é definido ao final de todas as competições, a partir da contagem de pontos. Em média, há a inscrição de 17 equipes por modalidade. As Unidades ganham 1 ponto a cada equipe inscrita no campeonato. A equipe da FEA, que obteve o primeiro lugar geral pelo segundo ano consecutivo e no total já ganhou oito vezes, inscreveu equipes em todas as modalidades da competição. A equipe da Escola Politécnica (Poli) ficou com o segundo lugar e a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) com o terceiro.

A Poli obteve o 2º lugar no futsal feminino e também na classificação geral

Integração

“Usar o esporte como meio integrador dos alunos com a própria infraestrutura da Universidade, além de propiciar networking, troca de experiências e ampliar a formação”, destaca o presidente da LAASUP, Felippe Ribeiro, aluno do 4º ano do curso de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).

Nesta edição do Bichusp, a LAAUSP e a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP fizeram uma parceria, em que a segunda entrou com parte da premiação e com a divulgação, tendo o pró-reitor Antonio Carlos Hernandes comparecido ao último dia de jogos para premiar todos os vencedores com medalhas e troféus, além de entregar o vale-livros – para os atletas trocarem por uma das edições da Editora da USP (Edusp) disponíveis na Pró-Reitoria.

A equipe da EEFE, campeã no futsal feminino e 3º lugar na classificação geral, comemora com a torcida

A ideia é que esta parceria continue, e para o segundo semestre já está prevista a realização conjunta de um novo torneio na Universidade, a Taça USP, nos dias 22 e 23 de novembro, que será disputada por todas as Unidades tendo assim um campeão geral no ano em cada modalidade, para a qual está sendo montado um projeto e terá a oferta de material esportivo pela PRG através de patrocínio externos.

Além da sala de aula

A participação da Pró-Reitoria nas competições esportivas na USP é uma forma de estar mais próxima dos alunos de Graduação, um dos objetivos desta gestão, segundo o pró-reitor de Graduação, que depois de reunir-se com as Atléticas das Unidades de Ensino e Pesquisa, terá encontros com as Empresas Juniores e depois com os Centros Acadêmicos. Pois, segundo Hernandes, todas estas organizações são importantes para a formação do aluno dentro da Universidade. “O aluno tem de aproveitar o que a Universidade oferece na área de esportes e cultura também, não ficando só dentro da sala de aula”.

Esta visão vai ao encontro com o que o reitor Marco Antonio Zago já expressou sobre a formação dos estudantes de Graduação: “o aluno deve estar presente nas atividades acadêmicas, culturais e esportivas também, para ter uma vida universitária plena”.

“Chamar os alunos para treinar, incentivar a jogar pela FEA, e sentir como é a pressão de jogar contra outra Faculdade é um dos intuitos da participação no Bichusp”, afirma a vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairu (AAAVC), Bruna Sarubbi Britto, aluna do 3º ano de Ciências Contábeis. De acordo com Bruna, a competição serve também para a preparação da Unidade em outros torneios, como os Economíadas – campeonato dos cursos de Economia, Administração, Contabilidade e Autária, que neste ano será realizado no feriado da Páscoa, de 18 a 21 de abril.

Outras competições

Além do Bichusp, a LAAUSP organiza a Copa USP, disputada no primeiro semestre, em equipes dividas entre série Azul (A) e Laranja (B); Jogos da Liga, no segundo semestre, no qual os confrontos são definidos por sorteio; Copa dos Campeões, entre os campeões dos torneios anteriores; e Torneio USP. Todos os campeonatos acontecem aos finais de semana para não atrapalhar os horários de aula das equipes, já que os jogos são disputados por alunos de diversos horários: integrais, matutinos e noturnos; e por ter mais disponibilidade de espaço no Cepeusp e nos Centros de Educação Física, Esportes e Recreação dos campi do interior, onde são realizados os eventos.

Classificação final do Bichusp 2014

(Fotos: Ernani Coimbra)