A Feira Internacional do Livro este ano tem como tema Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua e oferece mais de 400 atividades gratuitas na programação, em 20 locais diferentes. São conversas com autores, espetáculos de teatro, música e circo, oficinas, palestras e lançamentos de livros. O tema da edição deste ano quer desvendar os desdobramentos da literatura e da poesia ao longo dos séculos. Dos poemas de Luís Vaz de Camões, uma das maiores figuras da literatura, até o estilo chamado de slam, uma batalha de rimas que mistura poesia falada, rap e hip-hop. Nesta quinta-feira, às 19h terá apresentação musical com o coral da Unaerp, com regência de Cristina Modé e um repertório de estilos variados. Às 20h tem a solenidade de abertura, no Theatro Pedro II. Todos os eventos da feira têm entrada gratuita.
Para quem gosta de exposições, no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP começa hoje a exposição Formado na rua, do artista visual Bruno Benedicto. A mostra traz um recorte da produção do artista a partir de 2019 até os dias atuais. Seu estilo gira em torno de riscos rápidos e expressivos que trazem reflexões sobre a vida periférica. A exposição tem início às 8h30 e vai até 16h30 no Espaço Cultural do IEA-RP, que fica localizado no campus da USP em Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Já para quem gosta de cinema, a Casa Belas Artes exibe o filme Presença, do diretor Erly Vieira Jr. O filme explora temas universais, como a fragilidade da experiência humana, a solidão existencial, a espiritualidade, a questão racial e os impactos da colonização no povo brasileiro. Também aborda a relação e conexão com a natureza e seus elementos. O longa, indicado para maiores de 14 anos, será exibido às 16h. Ainda na Casa Belas Artes, mais uma opção de filme, Estranho caminho, do diretor Guto Parente. O filme conta a história de um jovem cineasta que visita sua cidade natal. Surpreendido pelo rápido avanço da pandemia, precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer. O longa, indicado para maiores de 14 anos, será exibido às 19h. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.
Para quem gosta de música, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto tem concerto em violão e voz de MPB cristã, com Zé Mauro e Davi Barufaldi. A dupla é composta de pai e filho, que fazem o concerto Tal Pai, Tal Filho. Um projeto que envolve música, poesia e sobretudo inspira pais e filhos a desfrutarem desse relacionamento tão importante. Amizade, valores, família, legado e muita emoção também fazem parte dos ingredientes do espetáculo. A classificação é livre e começa às 20h. O Teatro Municipal fica na Via São Bento, no Campos Elíseos. Para mais informações a respeito dos ingressos visite o site www.e-inscricao.com/jmfsproducoes/talpaitalfilho.com.
*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Mel Vieira e Ferraz Junior
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.