Instituto de Relações Internacionais da USP inaugura biblioteca

Acervo é especializado nas áreas de Direito Internacional, Economia Internacional, História das Relações Internacionais e Política Internacional

26/08/2016 - Publicado há 8 anos
20160826_IRI
O diretor do IRI, Pedro Dallari; o presidente da Comissão de Biblioteca do IRI, Felipe Pereira Loureiro; o reitor Marco Antonio Zago; a chefe da biblioteca, Rosane Taruhn; o discente da Comissão de Biblioteca, Victor Nascimento Miyano; a diretora do SIBi, Maria Fazanelli Crestana; e a viúva do embaixador Clodoaldo Hugueney Filho, Dora Sampaio | Foto: Ernani Coimbra

No dia 23 de agosto, o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP promoveu uma cerimônia para marcar a abertura do acervo de sua biblioteca ao público. O acervo é especializado nas áreas de Direito Internacional, Economia Internacional, História das Relações Internacionais e Política Internacional.

Com mais de 5 mil itens, dos quais uma parte já se encontra catalogada e disponível para empréstimos, o acervo é composto de dois núcleos principais de doações: o primeiro, especializado em Direito Internacional e recebido do professor e diretor do IRI, Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari; e, o segundo, com foco em questões de política externa, História das Relações Internacionais e estudos sobre países específicos, notadamente a China, doado pela família do embaixador Clodoaldo Hugueney Filho. Além disso, professores e alunos do IRI também realizaram doações fundamentais para o acervo, sobretudo nas áreas de Direito e Economia Internacionais.

Cerimônia

A abertura da cerimônia foi feita pelo professor e presidente da Comissão de Biblioteca do IRI, Felipe Pereira Loureiro, que destacou o fato de ter conseguido montar a biblioteca com poucos recursos, o que foi possível por causa das várias doações recebidas. “Hoje é um dia extremamente importante e especial, no qual é realizado um sonho de ter uma biblioteca física no instituto”, afirmou.

A viúva do embaixador Clodoaldo Hugueney Filho, Dora Sampaio, que doou seu acervo, com foco em questões de política externa e História das Relações Internacionais, à biblioteca do IRI | Foto: Ernani Coimbra

“Este é um evento para compartilhar a importância da divulgação do conhecimento que uma biblioteca proporciona”, disse o diretor do IRI. Dallari explicou que a ideia de ter uma biblioteca também foi demanda da comunidade do instituto, para que os alunos de graduação tivessem acesso fácil à literatura dada em sala de aula, e da necessidade de ter um acervo que fosse especializado em algumas áreas específicas de Relações Internacionais.

Para Dallari, as doações recebidas de diversos setores dentro da Universidade demonstra como o IRI está integrado à USP por produzir conhecimento transversal e estar ligado às várias áreas do conhecimento. “Essa biblioteca vai contribuir com a Universidade assim como o instituto já contribui.”

A chefe da biblioteca do IRI, Rosane Taruhn, falou um pouco da história da seção e dos serviços oferecidos à comunidade do IRI e de toda a USP. O representante dos alunos na Comissão de Biblioteca, Victor Nascimento Miyano, ressaltou a importância de o instituto ter possibilitado aos alunos colaborar com os trabalhos da comissão e da localização da biblioteca. “É muito importante que a biblioteca, por ser um local de reflexão e convivência, esteja sediada no Centro de Difusão Internacional, que é um espaço multiuso da Universidade.”

A diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, Maria Fazanelli Crestana, disse que o órgão está à disposição para auxiliar no suporte e capacitação do setor. A viúva do embaixador Clodoaldo Hugueney Filho, Dora Sampaio, agradeceu, muito emocionada, ao IRI por abrigar o acervo adquirido durante vários anos de dedicação do diplomata no Itamaraty.

“Sempre é um momento de alegria abrir uma biblioteca, que sempre foi símbolo de conhecimento para a humanidade. Ainda mais sediada no IRI, que é um instituto muito moderno, com ensino multidisciplinar, uma característica que toda universidade almeja ter, que recebe alunos e professores de diversas unidades da USP e do exterior”, ressaltou o reitor Marco Antonio Zago.

Seção Técnica de Biblioteca

Em 2015, com a aprovação do regimento da biblioteca pela Congregação e a constituição da Comissão de Biblioteca, teve início a formação do acervo. Em março de 2016, por cessão da Reitoria, a biblioteca foi instalada em espaço localizado no segundo andar do bloco A do prédio do Centro de Difusão Internacional, tendo recebido, por doação, livros, outros itens bibliográficos, móveis, estantes, estes últimos vindo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). A Seção Técnica de Biblioteca do IRI foi criada em maio de 2012, para desenvolvimento de um ambiente digital integrado ao site do instituto – mesmo ano em que parte do instituto, criado em 2004, foi instalado em sua sede própria.

A biblioteca oferece os seguintes serviços: levantamentos bibliográficos, localização da informação; empréstimos de livros; assistência para uso de portais e bases de dados; e apoio à normalização de trabalhos acadêmicos. Por enquanto, ainda não há um local para estudos dentro da biblioteca.

Para atender os alunos do curso de Relações Internacionais, que estudam no período diurno e noturno, a biblioteca funciona das 11h30 às 13h30, às terças e quintas-feiras; e das 17h às 19h, às segundas, quartas e sextas-feiras. A biblioteca está localizada no Centro de Difusão Internacional, Bloco A, segundo andar, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/nº, Travessas 4 e 5 – Cidade Universitária, São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da USP

Mais informações: (11) 3091-0537, site http://www.iri.usp.br/biblioteca