Pesquisa busca voluntários para responder sobre relacionamentos mono e não monogâmicos

Interessados em participar de uma pesquisa internacional e intercultural com participação do Instituto de Psicologia da USP devem responder ao questionário on-line

10/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 11/07/2023 as 11:25
Pesquisa busca avaliar relacionamentos para auxiliar atendimento de profissionais de psicologia – Foto: Pexels

.
Um projeto internacional e intercultural que tem participação do Instituto de Psicologia (IP) da USP está buscando voluntários para conhecer melhor o funcionamento de relacionamentos monogâmicos e de outros tipos de relacionamentos, para entender melhor a ética de convivências sexuais. O projeto é dividido em três conjuntos de questionários on-line e podem participar qualquer pessoa acima de 18 anos de idade que está em algum tipo de relacionamento amoroso. Não há restrições de gênero, orientação sexual, etnia, escolaridade, ou outros: pesquisa 1, pesquisa 2pesquisa 3.

Os participantes da pesquisa vão auxiliar no conhecimento teórico sobre relacionamentos íntimos e também como os profissionais que atendem nesta área da psicologia podem oferecer uma ajuda mais qualificada.

A pesquisa considera que relacionamentos abertos, amor livre, amizade colorida, relacionamentos liberais, swinging, poliamor, anarquia sexual, e outros tipos de relacionamentos estão recentemente ganhando bastante atenção na população ocidental. Para os relacionamentos funcionarem e para os profissionais de psicologia poderem oferecer ajuda, é necessário conhecer melhor como diferentes tipos de parcerias estabelecem regras, como resolvem problemas comuns como ciúme, como se comunicam sobre aspectos íntimos, e quais fatores aumentam a satisfação dos parceiros e a família.

A responsável pelo estudo no Brasil é a professora Jaroslava Varella Valentova, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. Mais informações pelo e-mail jaroslava@usp.br.

Para participar da pesquisa acesse: pesquisa 1, pesquisa 2pesquisa 3.