Estudo intercultural quer saber quais as primeiras impressões sobre outras pessoas

Pesquisa com participação do Instituto de Psicologia da USP busca voluntários para preencher de forma anônima formulário on-line em cerca de 15 minutos

09/03/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Freepik

.
Um estudo internacional e intercultural com participação do Instituto de Psicologia (IP) da USP e da Universidade de Michigan quer saber quais as primeiras impressões que temos sobre outras pessoas. A ideia é analisar como a comunicação não verbal e percepções de outros podem aumentar o nosso conhecimento sobre interações interpessoais e o autoconhecimento. Para participar basta ter mais de 18 anos e responder a algumas questões neste link.

Como as avaliações sobre os outros são rápidas e dependem de vários fatores, o estudo quer analisar se uma mudança de aparência, como uma camiseta, pode influenciar como pensamos sobre a outra pessoa, e como ela pensa sobre si mesma. Isso porque ao olhar para alguém desconhecido, as pessoas fazem várias inferências do outro, às vezes conscientes, às vezes não.

Será que perceber que a pessoa usa uma camiseta simples poderia influenciar de alguma forma como estamos percebendo e avaliando outros? Além disso, será que as impressões que temos sobre outras pessoas podem ser replicadas em outros países? Estudos anteriores já mostraram que com poucas informações é possível adivinhar a personalidade do outro com uma certa precisão.

O preenchimento do formulário é feito de forma anônima e leva cerca de 15 minutos.

A responsável pela coleta de dados no Brasil é a professora Jaroslava Varella Valentova, do Departamento de Psicologia Experimental do IP. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail jaroslava@usp.br.

Para participar da pesquisa acesse: https://bit.ly/2Zrw9tf