USP financia produção e publicação de livros digitais alinhados à Agenda 2030

Em edital da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP é possível receber o apoio desde que um dos autores esteja vinculado oficialmente à Universidade

28/08/2024 - Publicado há 2 meses
Livros escolhidos estarão disponíveis no Portal de Livros Abertos – Foto: Portal de Livros Abertos

.
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP lançou o Edital 2024 de apoio à publicação de livros digitais inéditos resultantes de estudos e pesquisas científico-acadêmicas que serão publicados no Portal de Livros Abertos da USP. Com foco na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Edital de 2024 irá apoiar financeiramente a elaboração, diagramação, editoração e publicação de obras originais em formato de livro digital.

As submissões devem acontecer até o dia 20 de setembro, em duas etapas: primeiro com o preenchimento de formulário on-line e, em seguida, com o envio da obra em arquivo editável e sem identificação de autoria para o e-mail atendimento@abcd.usp.br.

Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro autores, coautores e organizadores de obras originais individuais, em coautoria ou coletivas (coletâneas), desde que ao menos um dos autores esteja vinculado oficialmente à Universidade de São Paulo. Um mesmo proponente poderá submeter mais de uma proposta. Também poderão ser submetidos e-books que constituem séries monográficas.

Todas as propostas de publicação deverão ser baseadas em estudos, pesquisas e conteúdos originais. Os resultados serão divulgados a partir do dia 30 de setembro. Para conferir os demais critérios de aceitação das propostas de publicação, acesse o edital neste link.

O Portal de Livros Abertos da USP, disponível no endereço https://www.livrosabertos.abcd.usp.br foi criado em 2016 e promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados pelas Unidades, Institutos, Centros e Museus da Universidade. É mantido pela ABCD, órgão responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.

.

Texto adaptado de Mirela Costa, do IEA-USP