Treinamento explica ferramenta SciVal de análise de indicadores de produção científica

Promovido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, webinar acontecerá no dia 22 de abril, a partir das 10h; inscrições são gratuitas

Publicado: 18/04/2024

.
No dia 22 de abril, às 10h, será realizado o webinar
SciVal: prospecção de tendências de pesquisa e análise cientométrica, promovido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP, em parceria com a Elsevier. A plataforma SciVal oferece acesso rápido e fácil ao desempenho de pesquisa de mais de 20.300 instituições e pesquisadores associados de 230 nações em todo o mundo. O treinamento é dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e equipes de bibliotecas universitárias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário on-line

A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvido pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus.

O SciVal permite obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição, país ou região; analisar a produtividade de um pesquisador, grupo de pesquisa ou instituição; identificar a colaboração de uma determinada instituição com outras em âmbito internacional, nacional e regional; e acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.

No treinamento estão os seguintes módulos: Overview, Benchmarking, Collaboration, Trends e Impact; Métricas SnowBall; Conheça tudo sobre a sua linha de pesquisa para pensar estrategicamente futuras ações e publicações.

A ferramenta possui acesso aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado. O acesso ao SciVal é feito pelo link, e registro referencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Webinar SciVal: prospecção de tendências de pesquisa e análise cientométrica
Data: 22 de abril
Inscrições gratuitas neste link