Supera Parque divulga mapeamento do ecossistema de inovação da região de Ribeirão Preto

No total foram mapeadas 328 startups, sete delas novas, destacando-se os segmentos de soluções agrícolas, produtos e serviços, saúde e educação

06/02/2024 - Publicado há 3 meses
Supera Parque de Inovação e Tecnologia acaba de divulgar um estudo com os atores de inovação de Ribeirão Preto e região – Foto: Divulgação/Supera Parque

.
O
Supera Parque de Inovação e Tecnologia acaba de divulgar o mapeamento de 2023 dos ambientes de inovação que atuam na região metropolitana de Ribeirão Preto. Anualmente, o Parque Tecnológico elabora um estudo que analisa o ecossistema local, os atores que o promovem, as ações que o fortalecem e o desenvolvimento ao longo dos anos. A partir de uma base de dados formulada por uma busca ativa e uma pesquisa on-line, o projeto desenvolveu um dashboard interativo, para uma navegação facilitada nos resultados do estudo, e um e-book que traz os principais insights do mapeamento.

No total foram mapeadas 328 startups, sete delas novas, destacando-se os seguintes segmentos: Agritechs, que atuam no desenvolvimento de soluções agrícolas otimizando o trabalho no campo; Biotechs, que desenvolvem produtos e serviços, como terapias, medicamentos e dispositivos médicos, combinando tecnologia e biologia; Healttechs, que trabalham no setor da saúde para desenvolver soluções que ajudam pacientes e empresas do ramo; e Editechs, com soluções educacionais, promovendo novas formas de explorar o aprendizado.

O estudo também inclui os números da região, que engloba 34 municípios: são cinco polos de desenvolvimento econômico, sete ambientes de inovação, mais de 90 instituições de ensino superior, mais de 40 iniciativas, grupos e ONGs. Há também mais de 30 organizações estudantis de apoio à inovação e empreendedorismo.

“O mapeamento, além de impulsionar a conexão entre os atores do nosso ecossistema, é um importante diagnóstico para orientar políticas públicas. Desafios enfrentados pelas startups, indicadores de diversidade entre empreendedores(as) e aderência aos objetivos de desenvolvimento sustentável são alguns dos valiosos dados obtidos”, informa Sandro Scarpelini, gerente do Supera Parque, no e-book.

Segundo Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, o mapeamento é de grande importância, evidenciando o Supera Parque que celebrou duas décadas de existência este ano. “Com mais de 400 projetos apoiados, 40 empresas graduadas e atualmente impulsionando 77 empresas, o Supera Parque se consolida como um ícone de inovação. Ao alcançar o Top 3 da América Latina no renomado ranking UBI Global, reforça sua relevância na promoção do desenvolvimento tecnológico em nossa região”, informa o prefeito.

Para Luiz Henrique Catalani, coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), a USP reafirmou, em 2023, sua excelência como instituição de ensino e pesquisa, destacando-se especialmente na área de inovação e empreendedorismo, conquistando reconhecimento tanto nacional quanto internacional. “A colaboração estreita com o Supera Parque ganha ainda mais importância, considerando seu papel fundamental na região de Ribeirão Preto, onde a Universidade tem uma forte presença. É relevante destacar os recentes avanços do Supera Parque e Incubadora, que elevam ainda mais o prestígio dos diversos ecossistemas de inovação dentro da USP”, comenta.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no campus da USP local, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

É um condomínio de inovação, que conta com 126 lotes dedicados a empresas que poderão seguir com suas atividades de pesquisa e produção. O complexo permite que as empresas instaladas interajam com a academia e desfrutem da cultura empreendedora, obtendo sucesso no desenvolvimento e comercialização de produtos, insumos e processos. Também será implantado o Container Park, um novo centro de negócios, com 3,5 mil metros quadrados de área construída. Mais informações sobre o parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

Para conferir o mapeamento de 2023 clique aqui.