No dia 25 de julho, o reitor Marco Antonio Zago recebeu a visita do presidente do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil – Cofecub), Bernard Dreyfus.
Acompanharam a visita o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; o adido de Cooperação para a Ciência e Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, Gérard Chuzel; e a adida de Cooperação e Ação Cultural, Sandra Fernandes.
A conversa abordou novas possibilidades de colaboração entre a USP e o Cofecub – com quem a Universidade mantém um programa para o fortalecimento do intercâmbio científico franco-brasileiro – e a longa parceria acadêmica entre os dois países. “Temos muito interesse em preservar e aprimorar esse programa. O Brasil está enfrentando uma difícil situação econômica e os investimentos no ensino superior e no desenvolvimento da ciência e tecnologia têm sofrido restrições, por isso é importante fortalecer esse tipo de parceria”, afirmou o reitor.
Consul de Portugal
No mesmo dia, o reitor também almoçou com o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, no prédio da Reitoria.
Participaram do almoço o vice-reitor Vahan Agopyan; o assessor da Reitoria, José Roberto Drugowich; o presidente da Aucani, Raul Machado Neto; o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; e o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro.