Publicação analisa a ecologia alimentar de populações ribeirinhas da Amazônia

E-book retrata a biodiversidade alimentar e a interação com a água e a floresta de ribeirinhos do Rio Negro; estudo foi desenvolvido por pesquisadores de diversas instituições universitárias do Brasil

Publicado: 23/04/2024
Publicação trata da alimentação da população ribeirinha do Rio Negro, na Amazônia – Arte sobre foto de Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Uma visão ímpar e abrangente do sistema socioecológico do Rio Negro, na Amazônia, envolvendo a pesca artesanal, os ribeirinhos e a biodiversidade local (peixes, plantas e mamíferos). É o que apresenta o livro digital Ribeirinhos do Rio Negro – Passado e Presente da Interação com as Águas e Floresta, resultado do projeto
Ecologia Alimentar em Rios da Amazônia: Avaliação Temporal e Espacial, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), está disponível para download gratuito, clicando aqui.

Editado pela pesquisadora Alpina Begossi, à época vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (Nepa) da Unicamp, e pelo professor Renato Azevedo Matias Silvano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o livro traz 208 páginas, com capítulos escritos por integrantes do projeto, oriundos de 10 universidades e institutos de pesquisas do Brasil. Entre as instituições estão a própria Unicamp e UFRGS, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade de Santa Cecília (Unisanta), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O livro traz os amplos resultados obtidos através de metodologias diversas, incluindo entrevistas individuais com 106 pescadores de nove comunidades ao longo do Rio Negro, monitoramento da pesca, coleta de peixes, estudos da dieta, coleta de plantas e observação de mamíferos aquáticos. Traz ainda a descrição da história da região do Rio Negro, analisa a segurança alimentar das populações de forma mais abrangente e a importância da biodiversidade da floresta, sua interação com os animais (peixes) e os saberes locais dos ribeirinhos sobre essa interação. Aborda ainda as possíveis mudanças climáticas observadas pelos ribeirinhos, incluindo mudanças no nível do Rio Negro em épocas de seca e cheia e alterações na época de frutificação das árvores.

O projeto

Os resultados do projeto Ecologia Alimentar em Rios da Amazônia: Avaliação Temporal e Espacial foram obtidos a partir de entrevistas individuais durante uma viagem de pesquisa realizada em setembro de 2022, como informa o editor Renato A. M. Silvano na introdução da obra. Ainda como conta o editor, além dos dados do projeto atual, o livro inclui dados e comparações com projetos de pesquisa anteriores desenvolvidos pelo grupo no Rio Negro, incluindo outro projeto financiado pela Fapesp de 2000 a 2002, coordenado também pela pesquisadora Alpina, e um projeto com financiamento da Usaid e National Academy of Sciences (do governo dos Estados Unidos) de 2016 a 2018, coordenado pelo próprio pesquisador e do qual Alpina participou como pesquisadora. “Uma valiosa e decisiva participação, pois foi por uma acertada sugestão da Alpina que o Rio Negro foi incluído nesse projeto de 2016”, comenta Renato.

O livro está disponível no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Para baixar, clique aqui.

*Texto: Assessoria da Fealq