Foto do Jornal da USP é destaque na revista Nature

Imagem de expedição científica à Serra do Imeri, na Amazônia, foi uma das escolhidas em concurso que premia fotografias de pesquisadores trabalhando

 Publicado: 25/04/2024

Texto: Herton Escobar

A foto premiada no concurso da revista Nature - Foto: Herton Escobar

Uma imagem produzida pelo Jornal da USP foi uma das finalistas premiadas em um concurso de fotografia promovido pela revista britânica Nature, considerada a publicação de maior prestígio científico no mundo. A foto, feita pelo repórter especial Herton Escobar, mostra o momento em que pesquisadores da Universidade de São Paulo desembarcam de um helicóptero do Exército Brasileiro no alto da Serra do Imeri, uma cadeia isolada de montanhas no norte do Amazonas, em novembro de 2022.

Jornal da USP acompanhou toda a expedição, que teve como objetivo realizar uma prospecção inédita da biodiversidade daquela região montanhosa da Amazônia. O trabalho resultou na coleta de centenas de espécies de plantas e animais, várias das quais são potencialmente inéditas para a ciência. (O material está passando por análises genéticas e morfológicas para confirmar essas avaliações e dar nome às novas espécies.) Para mais informações, veja as reportagens e o vídeo produzidos pelo Jornal da USP sobre a expedição (links fornecidos abaixo).

Ao todo, 14 pesquisadores participaram da expedição, liderada pelo professor Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências (IB) da USP, e realizada com apoio logístico e operacional do Exército Brasileiro. Além da USP, estavam representadas na expedição a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS).

A foto selecionada no concurso foi feita a 1.870 metros de altitude, no momento em que os pesquisadores desciam do helicóptero para a área onde foi montado o acampamento-base da expedição, carregando malas, equipamentos e mantimentos. Por causa do terreno lamacento, o helicóptero — modelo Jaguar — não podia pousar por completo, e foi preciso manter as hélices funcionando o tempo todo para evitar que ele afundasse na lama. 

O pesquisador que aparece em primeiro plano na foto é o professor Alexandre Percequillo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, especialista em mamíferos. Atrás dele, estão o professor Taran Grant, do IB-USP, especialista em anfíbios (casaco azul), e o biólogo espanhol Agustín Camacho, doutor em zoologia pelo IB-USP.

O concurso da revista Nature se chama Working Scientist e tem como objetivo premiar fotografias que retratem cientistas trabalhando, feitas por pessoas que não sejam fotógrafos profissionais. Ao todo, foram selecionadas cinco imagens: uma vencedora principal e quatro menções honrosas (entre elas, a da expedição à Serra do Imeri). Todas foram publicadas no site e na edição impressa da revista (edição de 25 de abril).

As imagens da expedição produzidas pelo repórter Herton Escobar já apareceram também em reportagens da TV Cultura, Agência Fapesp, revista Pesquisa Fapesp, revista Veja e no filme-documentário No topo da Amazônia, em busca de novas espécies, produzido pela Tocha Filmes.

Minidocumentário da expedição, produzido pelo Jornal da USP:


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.