Provão Paulista 2024 divulga lista de aprovados em terceira chamada

Os estudantes aprovados na terceira e última chamada do Provão devem estar atentos para as datas da pré-matrícula, dias 14 e 15 de fevereiro, e garantir a vaga

09/02/2024 - Publicado há 3 meses
Provão Paulista teve primeira edição neste ano – Foto: Divulgação/Seduc SP

.
Os alunos que participaram do Provão Paulista podem conferir nesta sexta, dia 9 de fevereiro, a terceira chamada de aprovados para vagas destinadas à USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). A lista estará disponível até o final do dia neste link.

Para garantir a vaga, os estudantes convocados para a graduação na USP precisam fazer a pré-matrícula de forma on-line das 8h da quarta-feira, dia 14 de fevereiro, até às 16h da quinta, dia 15 de fevereiro. O aluno aprovado deve receber um link para a matrícula no e-mail que foi cadastrado  no momento da inscrição. Durante o processo, ele deve preencher um formulário eletrônico, além do envio da documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF).

Em caso de dúvida, o ingressante pode consultar a Central Unificada de Matrículas da USP, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (11) 3091-3403 e (11) 3091-3442, ou pelo e-mail centraldematriculas@usp.br. Confira a seguir um resumo das instruções:

Todos os candidatos devem enviar:

• Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente
  • Histórico escolar do ensino médio
  • Documento de identidade oficial
  • Uma fotografia recente

Quem não puder apresentar o certificado de conclusão e do histórico escolar deverá fazer uma justificativa e enviar uma declaração de conclusão do ensino médio ou equivalente (clique aqui para baixar – última página do PDF). A justificativa será aceita somente em casos excepcionais.

Estudantes que optaram pelas Políticas de Ações Afirmativas (vagas PPI) devem enviar, além dos documentos acima:

• Autodeclaração de raça, no caso de pessoas candidatas que se autodeclararem negras, de cor preta ou parda, ou indígenas
  • Documentos constantes na Portaria PRIP Nº 029, de 19/09/2023, que pode ser acessada neste link, para fins de comprovação de situação socioeconômica

No caso de pessoas candidatas autodeclaradas indígenas, é necessário consultar nos editais os documentos adicionais.

Segunda etapa de efetivação da matrícula

O estudante aprovado precisa estar atento à segunda etapa virtual da matrícula, que acontece das 8h do dia 26 de fevereiro até às 16h do dia 28 de fevereiro. Ele vai receber o link por e-mail, deve preencher um formulário e enviar uma selfie (foto do rosto) com o documento de identificação.

Lista de espera

Os estudantes que não foram aprovados nas três chamadas podem participar da lista de espera e escolher um curso de preferência que pretende concorrer. A manifestação de interesse por um curso da USP deverá ser feita no site do Provão Paulista (https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br) nos dias 21 de fevereiro (a partir das 8 horas) e 22 de fevereiro (até às 23h59 horas).

Auxílio estudantil

Após fazer a matrícula, os estudantes com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza o valor de R$ 800 mensais, pagos durante todo o tempo de realização do curso. Podem se inscrever no programa estudantes com renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo paulista, que não tenham concluído outra graduação na USP e que não recebam outro auxílio da Universidade.

Haverá dois períodos para inscrição: o primeiro período vai até o dia 16 de fevereiro, e o segundo período vai de 26 de fevereiro a 29 de março. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Serviços Computacionais da USP.

Para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.

O edital do PAPFE 2024 pode ser consultado na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento neste link. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br.

Desempenho dos estudantes

Os estudantes podem consultar suas notas na avaliação no portal do Provão Paulista. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

Para conferir a lista de aprovados e outras informações, acesse o portal do Provão Paulista clicando aqui.

.