Projeto inscreve pesquisadores vinculados à USP para estudos sobre insegurança alimentar

Grupo de trabalho da USP Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome disponibiliza 7 bolsas para pós-graduandos e 10 bolsas de pós-doutorado; inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, 10 de dezembro

08/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 09/12/2021 as 15:42
Foto: Giorgia Prates via Fotos Públicas

.
O grupo de trabalho da USP Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome está com inscrições abertas para pós-graduandos e pós-doutorandos vinculados à Universidade que desejam desenvolver pesquisas sobre insegurança alimentar, alimentação sustentável, subnutrição e combate à fome. Criado pela Reitoria da USP em setembro, o grupo tem como objetivo propor políticas públicas e ações concretas para a melhoria da situação nutricional das populações mais vulneráveis e para a mitigação dos problemas sociais decorrentes da fome.

Serão disponibilizadas até 7 bolsas para pós-graduandos, no valor de R$ 1,6 mil mensais com duração de 12 meses, com início em janeiro do próximo ano e término em dezembro. Para o mesmo período e duração, são oferecidas também dez bolsas de pós-doutorado, no valor de R$ 3,8 mil mensais. Para se candidatar às bolsas, basta preencher, até esta sexta-feira, 10 de dezembro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/5a9ce.

Outra meta da iniciativa é discutir os sistemas alimentares e os conceitos de fome, segurança alimentar, soberania alimentar e outros relacionados, como a perda e o desperdício de alimentos. O monitoramento e o diagnóstico da situação são outras vertentes de atuação.

Coordenado pela professora Silvia Helena Galvão de Miranda, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, o grupo tem entre seus membros o professor Alexandre Delbem, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. No último dia 2 de dezembro, Delbem falou sobre o potencial da inteligência artificial na tomada de decisão em políticas públicas durante o 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome.

No evento, houve também o lançamento do e-book Políticas Públicas Contra a Fome, que está disponível para download gratuito no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A proposta do grupo é agir em conjunto com iniciativas já estabelecidas. Para isso, estão sendo levantadas ações já realizadas na USP em relação à questão, tais como grupos de pesquisa que atuam em comunidades e que estudam pobreza, fome, agricultura sustentável, desperdício de alimentos, mudanças climáticas, educação e saúde alimentares.  Paralelamente, o grupo pretende estabelecer parcerias junto a órgãos de Estado, como o Observatório Contra a Fome na Cidade de São Paulo, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, entre outros.

Mais informações:
Acesse o edital destinado aos pós-graduandos: icmc.usp.br/e/28b13
Acesse o edital voltado aos pós-doutorandos: icmc.usp.br/e/8ca41
Link para o formulário de inscrição: icmc.usp.br/e/5a9ce
Confira como foi o 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome: https://prceu.usp.br/noticia/seminariocombateafome/#transmissao
Leia gratuitamente o e-book Políticas Públicas Contra a Fomehttps://prceu.usp.br/noticia/livropoliticascontraafome

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Com informações da Divisão de Comunicação da Esalq